Muita coisa mudou em 40 anos. Mas na Sabian, uma coisa permaneceu a mesma: nossa fome pelo próximo grande som.
Aqui está tudo o que realizamos, tudo o que você nos inspirou a fazer e tudo o que ainda está por vir.
Quatro décadas depois, estamos analisando a criatividade, a curiosidade e (principalmente) o caos controlado que nos formou.
SABIAN ganha vida com um estrondo, produzindo 45.000 pratos em seu primeiro ano, entre eles as lendárias séries AA e HH.
As coisas ficam brilhantes e sujas com o lançamento de um dos designs mais exclusivos vistos na indústria da música até hoje: o Rocktagon Crash AA de 18” de 8 lados traz a liga B20 para outro nível.
O Larrie Londin Signature Series Ride é produzido, abrindo caminho para uma das séries mais vendidas da SABIAN: AAX.
Para acompanhar a demanda crescente, a SABIAN constrói uma fábrica totalmente nova.
O artista SABIAN Virgil Donati toca ao vivo no novo local para celebrar a grande inauguração.
A SABIAN interrompe toda a produção para uma oportunidade única: Criar a Radia Series Signature do artista Terry Bozzio.
Como prova da inovação colaborativa, Terry, seu técnico de som e os especialistas em R&D da SABIAN, Nort Hargrove e Mark Love, passam duas semanas seguidas no Sabian Vault, produzindo 20 pratos exclusivos em tempo recorde.
A SABIAN abre o novo milênio com uma nova técnica. O martelamento manual é usado para criar a mundialmente famosa série HHX.
A equipe de R&D da SABIAN decide fazer furos em um prato “só para ver o que aconteceria”. A série O-zone nasce; o primeiro prato de seu tipo.
Em outro movimento ousado no mesmo ano, o artista Dave Weckl solicita um prato de crash mais fino do que qualquer coisa que já existiu. A série Evolution nasce como resultado.
Neil Peart dirige sua moto em meio a uma chuva torrencial de Quebec a Meductic, New Brunswick, para se reunir com a equipe de R&D da SABIAN e criar a bem sucedida Paragon Series.
No mesmo ano a SABIAN faz o “The Vault Tour”, colocando na estrada as suas máquinas de torneamento e estações de martelamento, dando ao público um raro vislumbre do processo de produção e criatividade.
Testando uma lenda secular de que enterrar pratos irá oxidá-los mais rapidamente para um tom extremamente sujo, a SABIAN enterra 100 pratos na fazenda do especialista em R&D Mark Love.
A coleção inteira é vendida antes de ser desenterrada em 2009.
A SABIAN adquire a empresa de percussão latina Gon Bops, outra empresa familiar bem estabelecida com excelente qualidade de produção e instrumentos artesanais.
O prato assinatura de Chad Smith Holy China, é lançado.
Chad e a própria Stacey Montgomery-Clark da SABIAN se vestem de padre e freira para fazer o anúncio do lançamento do prato.
Dando nova vida a uma prática antiga, a SABIAN combina a tradição antiga da fabricação de pratos turcos com o moderno martelamento à mão para criar a série Big and Ugly com design exclusivo.
Nasce a SABIAN Education Network; uma comunidade líder do setor educacional liderada por Joe Bergamini para auxiliar professores de bateria a melhorar seus negócios, aprimorar suas habilidades de ensino, compartilhar ideias e se inspirar.
A SABIAN apresenta outra novidade na indústria: pratos de frequência reduzida. O FRX oferece melhor controle de volume para qualquer show em qualquer ambiente.
SABIAN abre a Custom Shop. Pela primeira vez, os bateristas puderam alcançar um som único criando seus próprios pratos. O resultado? Um prato que é literalmente um em 35 milhões (fizemos as contas).
Sempre buscando a próxima onda de inovação, a SABIAN renova sua marca com um novo logotipo.
O lançamento da série HHX Complex marca a próxima evolução da linha HHX, virando o jogo dos pratos modernos e rapidamente se tornando um favorito dos fãs.
A SABIAN entra em outra era: Play Your Way, celebrando todos os bateristas.
Desde aqueles que tocam nos maiores palcos do mundo até aqueles que tocam em seus quartos, cada um encontra seu próprio som com o SABIAN.